top of page
abaete.jpg

Nascido e criado junto ao batuque dos festejos da congada e das folias em Abaeté, o artesão e músico Eduardo Ribeiro nos ensina de modo fácil muito criativo como fabricar uma caixa (tambor) com madeira, cordas, tecidos coloridos e muito amor às suas origens. Uma aula de artesanato para crianças e adultos, uma lição de vida para não deixar uma importante tradição cultural acabar.

Tambores do Congado

Um brincante emocionado que emociona, Henrique Silva é um artesão de mil faces, que impulsiona a cultura de Abaeté. Neste projeto ele nos conta a história do surgimento da perna de pau, os contextos de seu uso e as versões que foram sendo desenvolvidas, adaptadas e transformadas em brinquedos e também em instrumento de trabalho para as artes circenses. O vídeo conta o modo de fazer de 3 versões da perna de pau, em linguagem simples e muito divertida.

Pernas de Pau

Músico e professor, o Maestro Márcio Cavalcanti é, principalmente, um inventor de sons e diversões. Em 5 episódios da sua oficina ele nos ensina como construir instrumentos musicais de material reciclável com qualidade surpreendente. São tambores de latas, vibrapets (vibrafone de garrafa pet), marimbau (espécie de berimbau horizontal de mesa), chocalhos de frascos plásticos e de vidro e pau-de-chuva com cano de PVC. Para curiosos e educadores, músicos e professores de música.

Música e Recicláveis
a44.png

Jovem curioso e ativista cultural nato, João Carlos, é um apaixonado pela tradição cultural de Abaeté e pelas tecnologias digitais. Para falar de patrimônio imaterial e gastronomia ele usa a rapadura como mote e criou e um mini-documentário sobre o passo a passo de se fazer o produto centenário e o modo artesanal de sua fabricação até os dias de hoje.

Rapadura

Brenu Melgaço estudou artes cênicas em São Paulo mas foi em sua cidade natal, Abaeté, que ele idealizou e criou a Escola de Artes Cidade Menina, atualmente funcionado em um casarão histórico local restaurado pela Escola. Com “A Máscara que Cai”, o projeto atrai jovens e adolescentes que repensam suas individualidades em atividades dramatúrgicas, teatrais e cênicas para criarem, coletivamente, um produto final audiovisual instigante e criativo.

Cidade Menina
logo_Festival_02.png

Direção: Marcelo Santos

Coordenação: Myriam Nacif

Produção executiva: Fredy Antoniazzi

Comunicação e webdesign: Caio Otta

Administrativo e financeiro: Eliane Nacif

Jurídico: Maria Elisa Vasconcelos

Assistente de produção: Ana Maria Silva

Realização audiovisual: LAVA

Câmera: Raquel Ladeira

Montagem: Rodrigo Piteco

Fotografia: Luiza Palhares 

Coordenação das gravações: Fredy Antoniazzi

Realização: Grupo Atrás do Pano

BarraLogos.jpg
bottom of page