1/1
ator cidadão

# formação  # circulação  # cultura da infância

# mobilização comunitária

Patrocínio:

Logomarca Transparente 2- Branca.gif

Com foco na formação humana e cultural, o projeto Ator Cidadão vem sendo desenvolvido pelo Grupo Atrás do Pano desde 2008, circulando por diversas cidades do interior mineiro.

Utilizando-se do teatro e outras áreas artísticas como ferramentas, engloba uma série de atividades desenvolvidas de forma continuada e voltadas para a formação artístico-cultural, preservação e difusão da cultura da infância, resgate de aspectos identitários locais, experimentações artísticas, circulação de bens culturais e mobilização comunitária.

Diversos frutos foram colhidos, como a formação do Grupo de Teatro Jovem de Carbonita (MG) e a instalação do Ponto de Cultura Casa do Caju, na vila rural de Santo Antônio do Mercadinho (MG), um importante equipamento cultural gerido pela comunidade em parceria com o Grupo Atrás do Pano. A partir do segundo semestre de 2019, o Grupo passa a realizar suas atividades também em três comunidades rurais do município de Vazante (MG): Bagres, Cabeludos e Vazamor. 

 

A oficina de arte-educação Da Brincadeira à Arte é uma extensão da prática lúdica do Grupo Atrás do Pano junto ao público infanto-juvenil, no que se refere à interação com este público e ao processo de criação de personagens e roteiros para seus espetáculos.

 

Integrando as diversas linguagens artísticas presentes em seus trabalhos teatrais – como a música, o jogo teatral e as artes plásticas –, pretende-se mostrar aos participantes como a criação está relacionada ao despojamento lúdico e à espontaneidade das brincadeiras.

Acreditamos que é a partir da brincadeira e do jogo que se dá o processo criativo necessário para a construção e utilização do teatro, no palco ou na sala de aula.

da brincadeira à arte

# formação 

# cultura da infância

1/1
 

Ciclo de encontros entre brincantes, educadores e pesquisadores voltados para compartilhamentos, práticas e reflexões acerca do universo brincante e da cultura da infância.

1ª edição _ 2016

com Levindo Diniz (FaE/UFMG), Myriam Nacif (Grupo Atrás do Pano) e Roquinho (Carretel Consultoria) 

2ª edição _ 2017

com Lydia Hortélio, Berenice Menegale, Adelsin (Casa das 5 Pedrinhas/MG), Denise Mendonça (Instituto de Arte Tear/RJ), Gil Amancio (MG), Levindo Diniz (FaE/UFMG), Lucilene Silva (Oca Escola Cultural/SP), Myriam Nacif (Grupo Atrás do Pano) e Roquinho (Carretel Consultoria)

3ª edição _ 2018

com Gabriela Romeu (SP), Renata Meirelles (SP), Myriam Nacif (Grupo Atrás do Pano), Roquinho (Carretel Consultoria) e Comunidade de Santo Antônio do Mercadinho (MG)

Edição Ibirité _ 2018 e 2019

com Grupo Atrás do Pano

seminário brincar

# formação 

# cultura da infância

1/1
 

Visando colaborar com a formação de público das artes em geral, a Rua de Brincar é uma ação lúdica de ocupação do espaço urbano que propõe uma relação direta e espontânea com o público, estimulando sua participação através da confecção de brinquedos e objetos cênicos, brincadeiras de roda, jogos cênicos e musicais, ateliê aberto de artes plásticas e aulão de percussão.

rua de brincar

# formação 

# cultura da infância

1/1
 

Festival gratuito de artes cênicas realizado pelo Grupo Atrás do Pano.

1ª edição _ 2014

Por Parte de Pai (Grupo Atrás do Pano), Carolina, de Lorca (Grupo dos Dois), Na Roda (Grupo Maria Cutia), 180 Dias de Inverno (Cia Afeta), Espetaclim (Paulinho Polika) + Lançamento do vídeo O Carnaval d’As Grandes Figuras (2014)

2ª edição _ 2017

Realizado em parceria com o I Encontro Latinoamericano de Teatro de Grupo

Por Parte de Pai (Grupo Atrás do Pano/BR), No Limite da Dor (Cia Lendias d’Encantar/PT), La Niña Astronauta (Lafamiliateatro/CL), Una Furia Patria (Grupo Caníbal/AR), Yo Cual Delmira (Paréntesis Teatro & Extra/UY), No Pirex (Grupo Armatrux/BR), Pichanga (Cia La Criatura/CL) ​+ Oficinas + Mesas-redondas + Performances + Café com Trocas + Bar do Encontro

3ª edição _ 2018

A Divertida Cozinha de Porpeta e Peperoni (Grupo Atrás do Pano), Por Parte de Pai (Grupo Atrás do Pano), Picnic no Front (Grupo Teatro Jovem de Carbonita)

mostra primavera de teatro

# circulação

# formação

1/1
 

Criado em 2012, o bloco As Grandes Figuras desfila durante o carnaval nas ruas do bairro José de Almeida (sede da Casa Cultural), em Nova Lima (MG).

 

Fruto de um trabalho de manutenção da memória e fortalecimento da identidade local, o bloco homenageia figuras ilustres da história de Nova Lima e do bairro em forma de bonecos gigantes. São promovidas oficinas de confecção de adereços e percussão (para formação da bateria).

as grandes figuras

# formação 

# mobilização comunitária

1/1
 

Ciclo de oficinas que propõe, a partir de incursões ao meio-ambiente, a construção de brinquedos com elementos da natureza e a difusão de brincadeiras tradicionais.

encontros para brincar

# formação 

# cultura da infância

1/1
 

Festival que celebra a cultura da infância propondo um espaço de convívio entre as crianças e suas famílias.

 

Rodas de brincadeira, apresentações culturais e atividades lúdicas, onde as crianças são convidadas a descobrirem a natureza e os brinquedos e brincadeiras da cultura popular.

no quintal

# circulação 

# cultura da infância

1/1

Copyright © 2021 _ Grupo Teatro Atrás do Pano

Todos os direitos reservados

Site criado e desenvolvido por: 

Casa de Pholias _ Comunicação e Cultura

adp_grupo_casa_marca-nova-(1)-6.png
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle