_
ator cidadão
# formação # circulação # cultura da infância
# mobilização comunitária
Com foco na formação humana e cultural, o projeto Ator Cidadão vem sendo desenvolvido pelo Grupo Atrás do Pano desde 2008, circulando por diversas cidades do interior mineiro.
Utilizando-se do teatro e outras áreas artísticas como ferramentas, engloba uma série de atividades desenvolvidas de forma continuada e voltadas para a formação artístico-cultural, preservação e difusão da cultura da infância, resgate de aspectos identitários locais, experimentações artísticas, circulação de bens culturais e mobilização comunitária.
Diversos frutos foram colhidos, como a formação do Grupo de Teatro Jovem de Carbonita (MG) e a instalação do Ponto de Cultura Casa do Caju, na vila rural de Santo Antônio do Mercadinho (MG), um importante equipamento cultural gerido pela comunidade em parceria com o Grupo Atrás do Pano. A partir do segundo semestre de 2019, o Grupo passa a realizar suas atividades também em três comunidades rurais do município de Vazante (MG): Bagres, Cabeludos e Vazamor.
_
da brincadeira à arte
# formação
# cultura da infância
A oficina de arte-educação Da Brincadeira à Arte é uma extensão extensão da prática lúdica do Grupo Atrás do Pano junto ao público infanto-juvenil, no que se refere à interação com este público e ao processo de criação de personagens e roteiros para seus espetáculos.
Integrando as diversas linguagens artísticas presentes em seus trabalhos teatrais – como a música, o jogo teatral e as artes plásticas –, pretende-se mostrar aos participantes como a criação está relacionada ao despojamento lúdico e à espontaneidade das brincadeiras.
Acreditamos que é a partir da brincadeira e do jogo que se dá o processo criativo necessário para a construção e utilização do teatro, no palco ou na sala de aula.
_
seminário brincar
# formação
# cultura da infância
Ciclo de encontros entre brincantes, educadores e pesquisadores voltados para compartilhamentos, práticas e reflexões acerca do universo brincante e da cultura da infância.
1ª edição _ 2016
com Levindo Diniz (FaE/UFMG), Myriam Nacif (Grupo Atrás do Pano) e Roquinho (Carretel Consultoria)
2ª edição _ 2017 - BRINCAR: LINGUAGEM UNIVERSAL DA INFÂNCIA
com Lydia Hortélio, Berenice Menegale, Adelsin (Casa das 5 Pedrinhas/MG), Denise Mendonça (Instituto de Arte Tear/RJ), Gil Amancio (MG), Levindo Diniz (FaE/UFMG), Lucilene Silva (Oca Escola Cultural/SP), Myriam Nacif (Grupo Atrás do Pano) e Roquinho (Carretel Consultoria)
3ª edição _ 2018 - REGISTROS DO BRINCAR
com Gabriela Romeu (SP), Renata Meirelles (SP), Myriam Nacif (Grupo Atrás do Pano), Roquinho (Carretel Consultoria) e Comunidade de Santo Antônio do Mercadinho (MG)
4ª e 5ª Edições Ibirité (Fundação Helena Antipoff) _ 2018 e 2019 - PRÁTICAS BRINCANTES
com Paulinho Polika (MG), Epaminondas Reis (MG), Antônia Claret (MG), Guda Coelho (MG), Paulo Thielmann (MG) e Myriam Nacif (MG)
6ª edição - 2022- Mostra Atrás do Pano 30 anos - Sesc Palladium - BH - A BRINCADEIRA NA CULTURA POPULAR
com Tião Carvalho (MA), Brincantes de Mercadinho (MG) , Paulinho Polika (MG), Rodrigo Mangah(MG), Antônia Claret (MG), Paulo Thielmann (MG) e Myriam Nacif (MG)
7ª edição - 2023- INVENTAR UMA INFÂNCIA
com Gabriela Romeu (SP), Eugênio Tadeu (MG), Chico dos Bonecos (MG/SP)
_
rua de brincar
# formação
# cultura da infância
Visando colaborar com a formação de público das artes em geral, a Rua de Brincar é uma açãolúdica de ocupação do espaço urbano que propõe uma relação direta e espontânea com o público, estimulando sua participação através da confecção de brinquedos e objetos cênicos, brincadeiras de roda, jogos cênicos e musicais, ateliê aberto de artes plásticas e aulão de percussão.
Festival gratuito de artes cênicas realizado pelo Grupo Atrás do Pano.
1ª edição _ 2014
Por Parte de Pai (Grupo Atrás do Pano), Carolina, de Lorca (Grupo dos Dois), Na Roda (Grupo Maria Cutia), 180 Dias de Inverno (Cia Afeta), Espetaclim (Paulinho Polika) + Lançamento do vídeo O Carnaval d’As Grandes Figuras (2014).
2ª edição _ 2017
Realizado em parceria com o I Encontro Latinoamericano de Teatro de Grupo
Por Parte de Pai (Grupo Atrás do Pano/BR), No Limite da Dor (Cia Lendias d’Encantar/PT), La Niña Astronauta (Lafamiliateatro/CL), Una Furia Patria (Grupo Caníbal/AR), Yo Cual Delmira (Paréntesis Teatro & Extra/UY), No Pirex (Grupo Armatrux/BR), Pichanga (Cia La Criatura/CL) + Oficinas + Mesas-redondas + Performances + Café com Trocas + Bar do Encontro.
3ª edição _ 2018
A Divertida Cozinha de Porpeta e Peperoni (Grupo Atrás do Pano), Por Parte de Pai (Grupo Atrás do Pano), Picnic no Front (Grupo Teatro Jovem de Carbonita).
_
mostra primavera de teatro
# circulação
# formação
Criado em 2012, o bloco As Grandes Figuras desfila durante o carnaval nas ruas do bairro José de Almeida (sede da Casa Cultural), em Nova Lima (MG).
Fruto de um trabalho de manutenção da memória e fortalecimento da identidade local, o bloco homenageia figuras ilustres da história de Nova Lima e do bairro em forma de bonecos gigantes. São promovidas oficinas de confecção de adereços e percussão (para formação da bateria).
_
as grandes figuras
# formação
# mobilização comunitária
_
encontros para brincar
# formação
# cultura da infância
Ciclo de oficinas que propõe, a partir de incursões ao meio-ambiente, a construção de brinquedos com elementos da natureza e a difusão de brincadeiras tradicionais.
_
no quintal
# circulação
# cultura da infância
Festival que celebra a cultura da infância propondo um espaço de convívio entre as crianças e suas famílias.
Rodas de brincadeira, apresentações culturais e atividades lúdicas, onde as crianças são convidadas a descobrirem a natureza e os brinquedos e brincadeiras da cultura popular.
_
mostra
30
anos
# circulação
# cultura da infância
Em 2022 o Grupo Atrás do Pano comemorou 30 anos realizando a "Mostra 30 anos", com uma programação intensa nas praças, teatros e ruas de Belo Horizonte, sempre pautados pelo BRINCAR, como instrumento de transformação social, de criação e alegria.
Além disso, o espetáculo "Por Parte de Pai" inspirado na obra de Bartolomeu Campos de Queirós, foi remontado. A programação contou com as ações "Rua de Brincar" e a oficina "Brincando com a natureza", "Sarau Bartô, a 6ª edição do Seminário Brincar no Sesc Palladium, os espetáculos "Quase Árvore", "Estórias Cantantes" e "Por Parte de Pai", o cortejo "As Grandes Figuras" em Santa Tereza e a exibição do curta metragem "Aragem".
_
ARAGEM
# circulação
Ministério da Cultura, apresenta o curta metragem "Aragem" com audiodescrição.
Em uma praia remota do litoral brasileiro, avó e neta conhecem o extraordinário que habita o alto mar. Uma história sensível que aborda questões de vida e morte e a escolha do afeto. O primeiro curta metragem produzido pelo Grupo Atrás do Pano, em parceria com a produtora Entre Filmes e a Produtora Audiovisual LAVA.
Direção: Ricardo Alves Jr.
Produção e Realização: Grupo Atrás do Pano
Atores: Myriam Nacif, Catarina Ramalho Dupin, Ludmilla Ramalho e Paulo Thielmann
Direção: Ricardo Alves Jr.
Roteiro: Germano Melo
Direção de Fotografia e Câmera: Ciro Thielmann
Direção de Arte: Luiza Palhares
Coordenação de Produção: Fredy Antoniazzi
Assistente de Produção: Ana Maria Silva
Som direto: Luiza Palhares
Edição e desenho de som: Léo Bortolin (Estúdio Som de Black Maria)
Mixagem: Ariel Henrique
Foley: Raul Jooken e Félix Barreira
Trilha: Davi Fonseca
Iluminação: Jésus Lataliza
Correção de cor: Lucas Campolina
Arte Gráfica: Caio Otta
Tradução : Carol Romano
Administrativo e Financeiro: Eliane Nacif
Classificação : 10anos
_
meu mercadinho:
teatro & comunidade
# circulação
# mobilização comunitária
A primeira publicação do Atrás do Pano, apresentando ao público o registro da parceria dos artistas do grupo com o distrito de Mercadinho. Uma troca simbólica, transbordando afeto, de valor inestimável, confirmando que o teatro é a arte do coletivo capaz de construir ideias, arte, convivência saudável, festas e fortalecer o sentido de comunidade.
Texto: Grupo Atrás do Pano
Coordenação Editorial: Caio Otta
Revisão: Élida Murta
Pesquisa, Entrevistas e Redação Original: Paulo Barcala
Projeto Gráfico: Felipe Lampejo
Bibliotecário: Tiago Carneiro