top of page
bom despacho.jpg
b1.png

A psicóloga e ativista social Lili Cunha se reconhece como palhaça em tempo integral. A seriedade de seu trabalho é pura diversão para quem conhece sua adorável personagem, que se apresenta ao vivo ou em formato virtual. Seja no fundo de sua casa, nas escolas e nos quintais tranquilos de Bom Despacho, a Palhaça Beringela monta seu circo particular e mantém a acesa a criança que habita em cada um de nós.

Palhaça Beringela
b2.png

As ruas pacatas do distrito de Córrego do Ribeiro guardam memórias e afetos que transbordam das panelas e flores do jardim de Dona Judite. Um carinho familiar que adoça os corações da cidade de Bom Despacho através das compotas e quitutes da famosa doceira. Enquanto nos ensina a fazer sua famosa bala de beterraba, ela sonha com seu livro de receitas de doces da roça.

Bala Beterraba
b3.png

O músico e produtor cultural Mateus Couto considera o Biscoito de Queijo de Bom Despacho um cartão de visitas da cidade. Para comprovar essa tradição ele junta sua família na cozinha de casa e repassa décadas de história local com sua família alegre e festeira. O vídeo ensina a fazer a famosa quitanda contando com a doçura de Dona Nega pra enrolar a iguaria. Um patrimônio imaterial preservado nesse fazer tradicional e do povo mineiro.

Biscoito de Queijo
b4.png

A jovem Holdry Oliveira pertence à Comunidade Quilombola Carrapatos da Tabatinga, em Bom Despacho e tem orgulho de continuar sua tradição familiar na Umbanda. A beleza comovente dos adereços das congadas com seus turbantes, saiotes, toalhas de pescoço, calças e blusas brancas, compõem papel fundamental dentro do moçambique, mostrando o empoderamento dessa comunidade afrodescendente que junta gerações em seus cortejos.

Moçambique
b5.png

O grupo Melodias de Nossa Gente (percussão, violino e violão), reúne os músicos Lucas Freitas, Daniel Santos e Mateus Couto, em Bom Despacho, onde a trupe propõe uma mistura de brincadeiras musicais ligadas às canções folclóricas brasileiras. Em apresentações lúdicas e teatrais o grupo tem também um caráter didático que encanta ambientes diversos, como escolas, festas populares e eventos.

Melodias
b6.png

Tamara Couto cresceu ouvindo uma língua diferente em sua comunidade e já adulta quer divulgar para o mundo em forma de dicionário online “Língua Tabatinga”, um dialeto quilombola originário dos Negros da Costa, que se estabeleceram na comunidade Quilombo Carrapatos, antigo bairro de Bom Despacho. Um patrimônio imaterial que está agora eternizado e difundido para a população.

Tabatinga
b7.png

Os centros de Umbanda são focos de resistência do povo afrodescendente em nosso País, são locais de ações de caridade e de festejos comemorativos, de acolhimento espiritual e de amor fraterno Tannia Oliveira, herdeira da lendária Dona Sebastiana, do Centro Espírita de Umbanda Mártir São Sebastião (Oxóssi), nos abre as portas de seu terreiro para mostrar a força da sua cultura na comunidade do bairro Tabatinga, em Bom Despacho.

Atabaque
b8.png

A tradição do carnaval e o entusiasmo da juventude pelos blocos de rua inspiraram o músico e professor Pedro Gontijo a criar um vídeo-oficina de percussão para estimular a festa de Momo em Bom Despacho. A ideia é recontar a história do carnaval local e sua importância na constituição de identidades geracionais na cidade, ensinando toques de percussão para viabilizar o surgimento de novos blocos também em outras cidades da região.

Percussão
b9.png

Com suas canções de raízes regionais e todo um trabalho de pesquisa musical ao longo de sua vida, o cantor e compositor Toninho Saudade conta causos e histórias singulares de sua Bom Despacho natal. A proposta do projeto Garimpando Minas é mostrar a força da cultura do seu lugar de origem, cantando e contando em seu violão um repertório autoral capaz de extrapolar fronteiras e alcançar corações longínquos através de suas redes sociais.

Garimpando Minas
logo_Festival_02.png

Direção: Marcelo Santos

Coordenação: Myriam Nacif

Produção executiva: Fredy Antoniazzi

Comunicação e webdesign: Caio Otta

Administrativo e financeiro: Eliane Nacif

Jurídico: Maria Elisa Vasconcelos

Assistente de produção: Ana Maria Silva

Realização audiovisual: LAVA

Câmera: Raquel Ladeira

Montagem: Rodrigo Piteco

Fotografia: Luiza Palhares 

Coordenação das gravações: Fredy Antoniazzi

Realização: Grupo Atrás do Pano

BarraLogos.jpg
bottom of page