A gastronomia popular é um dos patrimônios imateriais de Dores do Indaiá. A paçoca de carne é uma delícia tradicional por lá desde o tempo dos tropeiros e viajantes do período colonial. A produtora cultural Sueli Santos registra o amigo Fernando ensinado a fazer essa iguaria da cozinha sertaneja com a conversa típica e generosa do povo do lugar.
As Festas do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, em Dores do Indaiá, ocorrem anualmente em meados de agosto, e representam uma das principais manifestações culturais do centro-oeste mineiro. Maria Cristina de Souza, da ONG Sol Crescente, reforça o trabalho da entidade para que suas oficinas de artesanatos criativos ajudem a comunidade a reforçar os símbolos desses encontros de congadas e cortejos, gerando renda aos artistas locais. Um modo importante de valorizar a estética centenária que une fé e cultura na cidade.
Dores do Indaiá é a terra de importantes nomes da literatura nacional, como Emílio Moura e Stella Maris Rezende. Inspirada por essa tradição, a escritora e a jornalista Romina Faria busca incentivar novos talentos através da prática da escrita criativa. Dando especial destaque à literatura dorense, os assuntos abordados extrapolam as barreiras físicas por tratarem de temas atuais e de interesse da comunidade escolar e também de amantes da literatura. Romina acredita que todos podemos podemos escrever, só é preciso conhecer as ferramentas necessárias e apurar a sensibilidade.
A divulgação sabedoria ancestral do uso medicinal de ervas e raízes, principalmente do Cerrado, é a proposta da historiadora Emiliani Giordani, que recebe o raizeiro Carabina, de Dores do Indaiá, falando dos benefícios e bondades das plantas na elaboração de produtos terapêuticos, como forma de prevenção, manutenção e restauração da saúde.
Direção: Marcelo Santos
Coordenação: Myriam Nacif
Produção executiva: Fredy Antoniazzi
Comunicação e webdesign: Caio Otta
Administrativo e financeiro: Eliane Nacif
Jurídico: Maria Elisa Vasconcelos
Assistente de produção: Ana Maria Silva
Realização audiovisual: LAVA
Câmera: Raquel Ladeira
Montagem: Rodrigo Piteco
Fotografia: Luiza Palhares
Coordenação das gravações: Fredy Antoniazzi
Realização: Grupo Atrás do Pano