• Grupo Atrás do Pano

Festa de Santo Antônio celebra a cultura de Mercadinho (MG)

Pelo quinto ano consecutivo, o Grupo Atrás do Pano participou da Festa de Santo Antônio do Mercadinho, tradicional festejo ao padroeiro do vilarejo localizado no Alto Vale do Jequitinhonha, no município de Carbonita (MG).


A revitalização desta festa, bem como da Roda de Trespassar (manifestação tradicional local, marcada por danças e versos cantados), foi demandada pela própria comunidade no início das ações do Grupo na localidade. Além de promover atividades de formação artística e apresentação de espetáculos, o foco do trabalho do Grupo era também identificar as potencialidades locais e recuperar os traços culturais que constituem e moldam a comunidade.

E todo esse trabalho, desenvolvido ao longo de anos, tem proporcionado importantes frutos em Mercadinho (MG). Como já citado, a Roda de Trespassar vem se consolidando e contando com a participação de moradores de todas as idades, além de realizar apresentações em diversas cidades do estado. E a Festa de Santo Antônio vem conquistando cada vez mais público, atraindo pessoas das cidades e vilarejos próximos e consolidando-se como principal evento cultural da região.


Nesta última edição, realizada em junho de 2019, o Grupo colaborou com a ambientação e cenografia da festa, direção artística da Roda de Trespassar, realizou o Casamento na Roça, a Quadrilha e diversas atividades brincantes ao longo da programação.


As ações realizadas em Santo Antônio do Mercadinho (MG) pelo Grupo Atrás do Pano fazem parte do projeto Ator Cidadão, que conta com o patrocínio da ArcelorMittal, através do programa ArcelorMittal Forma e Transforma. Os registros fotográficos são de Luiza Palhares (Paisagem Lava).

0 comentário